Levar seu filho ao dentista pode ser um momento de ansiedade para ele e, muitas vezes, para os pais também. Mas sabia que algumas atitudes antes da consulta podem fazer toda a diferença na experiência da criança? Para garantir que ela se sinta tranquila e segura, confira essas três coisas que são importantes evitar:
Não faça comentários assustadores
Muitos pais, sem perceber, acabam criando medo em seus filhos com frases como “Se você não se comportar, o dentista vai dar uma injeção” ou “O dentista vai tirar seu dente se estiver com cárie”. Embora a intenção seja incentivá-los a cuidar dos dentes, esse tipo de comentário cria receio e afasta a criança da consulta. Substitua por frases encorajadoras, como “Vamos conhecer o dentista que vai te ajudar a ter um sorriso forte e saudável!”
Evite recompensas relacionadas à consulta
Muitas vezes, prometemos brinquedos ou doces para que a criança “seja forte” no consultório. Isso pode criar a impressão de que ir ao dentista é algo assustador ou difícil e que, por isso, precisa de uma “compensação”. Em vez disso, transforme o momento em uma experiência divertida e positiva, explicando que cuidar dos dentes é um superpoder para a saúde deles!
Não mude a rotina de alimentação
Alguns pais oferecem doces ou outros alimentos pouco saudáveis para “acalmar” a criança antes da consulta, mas isso pode afetar tanto o humor quanto o comportamento dela. É sempre bom evitar alimentos açucarados e muito pesados no dia da consulta. Além disso, o dentista pode precisar avaliar a condição dos dentes sem resíduos de açúcar, então uma boa escovação antes de sair de casa é essencial.
Essas são atitudes simples, mas que podem impactar bastante a experiência do seu filho no consultório. Na Encanto Odontopediatria, buscamos tornar cada consulta leve e acolhedora, para que cuidar do sorriso seja uma experiência positiva.
Você também vai gostar de…
- Precisamos desacelerar a infância das nossas crianças
- A fluoretação da água é realmente tão importante para a saúde dos dentes?
- A Importância do Brincar na Primeira Infância: Por Que A Terapia Infantil Deve Ser Lúdica
- Uma Homenagem ao Papa Francisco: Um Amigo das Crianças
- Como preparar a criança autista para a consulta odontológica